O Cabula em foco faz a sua estreia apresentando um renomado morador do bairro do Cabula I (Conjunto ACM) e parceiro de longa data do projeto Turismo de Base Comunitária no Cabula e entorno. Estamos falando do multi artista e educador social, Denissena. 

A alcunha operário cultural por ele adotada reflete a sua rica trajetória de engajamento para a difusão da arte e da cultura. Denissena, além de desenvolver trabalhos utilizando distintas linguagens artísticas, a exemplo da escultura, design digital, ilustração, customização de peças, artes plásticas e artes visuais, com destaque para o grafitte, também atua como educador social, realizando ações de arte educação no projeto cidadão em sua comunidade de origem e com passagem em outras iniciativas promovidas por institutos, ongs e projetos no estado da Bahia, nas quais desenvolve oficinas, workshops e palestras; a exemplo das oficinas de grafitte e design digital que ministrou nos projetos TBC e Conteúdos digitais nas escolas do Cabula e entorno.

Autodidata confesso, Denissena busca imprimir em sua arte os traços das referências étnicas de matriz africana e indígena, como forma de valorizar e enaltecer as suas origens e crenças. Suas obras estão largamente difundidas em praças, muros, instituições públicas, empreendimentos comerciais e viadutos da cidade de Salvador. Com experiência de exposições e workshops realizados na cidade de Nova York nos Estados Unidos da América (EUA), Denissena tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, estampando, inclusive, produtos de marcas renomadas.

Além da sua parceria sempre presente em nossas iniciativas, uma das grandes contribuições desse artista para o nosso projeto são as suas ilustrações que hoje constituem a identidade visual do TBC no Cabula e entorno. Sua arte hoje ilustra o livro Turismo de Base Comunitária e cooperativismo: articulando pesquisa, ensino e extensão no Cabula; a cartilha informativa sobre o turismo de base comunitária: ABC do TBC, a logotipo e alguns ambientes deste portal como o Museu do Cabula e o Mapa Cultural

    

Confira mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos por Denissena em sua página virtual: http://www.denissena.com/

E você? Gostou do primeiro artigo de nossa coluna?

Deixe aqui o seu comentário e se puder compartilhe!

Até a próxima.

 

    • CAPES
    • CNPq
    • fapesb
    • UNEB
    • ITCP/UNEB
    • Portal TBC Cabula